As articulações facetárias são articulações localizadas na parte de trás da coluna que permitem a mobilidade. Como qualquer articulação, podem sofrer alterações degenerativas com o avançar da idade ou trauma, causando assim dores de costas.
• Não há necessidade de preparação específica.
• Recomendamos que traga alguem para levá-lo para casa após o procedimento.
Os riscos deste procedimento são raros, incluem:
• Infecção: as infeções decorrentes do procedimento exigindo a administração de antibióticos intravenosos são muito raras (<0,1%).
• Hemorragia: felizmente este evento também é raro, é ligeiramente mais frequente em pacientes com alterações da coagulação ou que estejam a tomar medicamentos para “tornar o sangue mais fino”.
Após garantir que se encontra confortavelmente deitado na nossa TC, será exposta a área da coluna a ser tratada. Os procedimentos de injeções de ramo medial são realizados com o paciente em decúbito ventral, ou seja, com o paciente deitado de “barriga” para baixo na cama da TAC (tomografia computadorizada).
Após garantir que se encontra confortavelmente deitado, uma série de imagens para o planeamento do procedimento são adquiridas. A área de entrada da agulha, será planeada usando o terminal do computador de aquisição e depois marcada na sua pele. Procederemos então à limpeza da pele com uma lavagem anti-séptica e para o seu maior conforto será dada a injecção de um anestésico local subcutâneo. Isso resulta numa ligeira sensação de ardor temporária até que a pele fique anestesiada, geralmente levando cerca de 10 segundos.
Uma agulha fina é então introduzida através da pele sob orientação da TC
até que a sua extremidade distal esteja na articulação facetária. . O anestésico e anti-inflamatório são então administrados, anestesiando e desinflamando esta área, diminuindo assim causa da dor.
Os efeitos do tratamento variam e é difícil prever a duração do alívio da dor até que o procedimento tenha que ser realizado de novo. Em algumas pessoas, a dor é aliviada por meses, outras anos e ainda para outras não produz nenhum alívio. Neste último caso, seu médico pode recomendar um tratamento alternativo, que pode incluir a ablação.
Após o procedimento poderá sentir um pequeno desconforto nas costas. Como o anestésico local foi injetado na coluna, a maioria dos pacientes ficará com menos dor. Os pacientes ficam em observação na clínica durante 10 minutos, após o procedimento, sendo que após esse período, terão alta, caso não haja nenhum efeito secundário. No dia seguinte, pode retornar ao trabalho e aumentar gradualmente suas atividades físicas.