A cifoplastia e a vertebroplastia são procedimentos médicos pouco invasivos utilizados para tratar fraturas vertebrais que causam dor. As fraturas vertebrais associam-se a uma redução da normal altura da vértebra, o que pode levar a aleterações da normal curvatura da coluna vertebral (ex: “corcunda” devido a uma acentuação da cifose
do segmento dorsal ).
Na vertebroplastia, é injetado um tipo de cimento ósseo através de uma agulha fina que se encontra diretamente na vértebra fraturada. Este cimento endurece rapidamente, estabilizando a fratura e condicionando igualmente uma reacção térmica que proporciona um alívio imediato da dor para muitos pacientes.
Na cifoplastia, o procedimento é semelhante, mas antes da injeção
do cimento, o médico insufla um pequeno balão na vértebra para criar um espaço. Este balão é então removido e o espaço é preenchido com cimento ósseo. Este procedimento pode ajudar a restaurar alguma altura à vértebra.
Ambos os procedimentos são guiados por imagens em tempo real para garantir que o cimento ósseo é colocado de forma precisa. Além disso, como são minimamente invasivos, os riscos associados a estes procedimentos são significativamente menores do que os associados a uma cirurgia aberta.